Ataques Cibernéticos: Veja como surgiram e como está o cenário atual de segurança da informação

Hoje, todo mundo conhece o potencial do mundo digital. A velocidade no processamento de informações, segurança de dados, sistemas e softwares que ajudam as empresas faz parte de uma infraestrutura de TI empresarial tem a intenção de maximizar os processos e garantir, consequentemente, lucros maiores a partir de serviços mais elaborados.

Olhando só pelo espectro bom do mundo digital e suas ferramentas, parece que tudo sempre foi e sempre será mil maravilhas. Porém, nós sabemos que não é exatamente assim que as coisas funcionam.

Ao invés de usarem a Tecnologia da Informação para o desenvolvimento benéfico da sociedade, existem pessoas que acabam optando por utilizar a tecnologia digital de forma maliciosa e maléfica, essas pessoas são conhecidas como cibercriminosos.

Os cibercriminosos se especializam em ações criminosas por meio de ferramentas digitais, os famosos ataques cibernéticos. Esses ataques visam acessar dados e informações por meio de diversas técnicas diferentes para que sejam roubados. Após o roubo, esses dados servem como chantagem e assim e exigido um resgate.

O pessoal da OL Tecnologia para ajudar você a se contextualizar com o assunto, separou um tema muito interessante relacionado aos ataques cibernéticos. Hoje, falaremos sobre como surgiram os ataques cibernéticos e o panorama dos atuais. Boa leitura!

Primeiro ataque cibernético da história

Com o grande avanço tecnológico na área da informação nos anos 80, os primeiros cibercriminosos também apareceram. O primeiro registro de um ataque malicioso feito por uma ferramenta de TI foi em 1982. Nesse ano, um malware foi inserido dentro de um software que gerenciava o funcionamento de um oleoduto.

Esse ataque foi orquestrado pelos Estados Unidos com a intenção de prejudicar a sua grande rival da época de Guerra Fria, a União Soviética, a quem pertencia o oleoduto. Depois desse primeiro passo, os ataques cibernéticos acabaram se tornando muito famosos.

Alguns ataques se tornaram marcos para a prática criminosa digital, como o vírus Morris (1988), o programa Outubro Vermelho (2007-2012) e ataques famosos, por exemplo: Ataques DDoS, ataque ao Ebay, entre outros.

Todas essas experiências acabaram servindo de inspiração para os diversos tipos de ataques que vemos hoje.

O mundo digital não é seguro, independentemente se você tem uma empresa pequena, média ou grande. Gigantes do mercado são invadidos frequentemente e você não pode ficar sem um projeto de infraestrutura de proteção em TI.

A OL Tecnologia trabalha para proteger você e sua empresa com o melhor das estratégias de prevenção e remediação contra cibercriminosos.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre as nossas soluções!

Quer saber mais?